Thursday 13 November 2008

Defenda o Congo

O povo do Congo está sendo ameaçado por milícias e o exército -- eles precisam de proteção urgente. A Europa pode ajudar mas os líderes preferem esperar, por isso participe desta campanha pedindo para eles protegerem a população civil urgentemente:

O povo do Congo precisa da nossa ajuda. Nas últimas semanas mais de 200.000 pessoas foram removidas de suas casas, e o nível de assassinatos e estupros estão críticos. Famílias tentam se salvar da brutalidade tanto dos rebeldes quanto do exercito do Congo. O mais chocante é que os ministros dos negócios estrangeiros da Europa disseram que é muito cedo para agir.
Só a Europa pode prover uma força de proteção bem equipada e rápida dentro das próximas duas semanas. O engajamento europeu pode deter os grupos armados e pressionar o Congo e países vizinhos para amenizar o desastre humanitário, tornando a paz possível. A crise não será solucionada por meios militares, porém precisamos de proteção imediata para os civis não só para deter a violência como para possibilitar um acordo político em termos justos.
A lição deixada pela Ruanda é intervir antes do desastre, porém os políticos europeus se esqueceram disso. O povo do leste do Congo precisa de nós urgentemente.
http://www.avaaz.org/po/european_action_on_congo/

O choque recente entre as milícias do General Nkunda e o exército do Congo é mais um incidente numa longa história de terror e brutalidade sofrida pelo povo congolês pelas mãos dos grupos armados. Mais de 5 milhões de pessoas foram mortas. Este conflito foi chamado de “Guerra Mundial da África” envolvendo a Ruanda, Uganda, Zimbábue, Angola e Namíbia, por causa dos recursos minerais da região.
O exercito do Congo está trabalhando com forças Hutus ligados ao genocídio da Ruanda e em retorno o exercito da Ruanda está apoiando o General Nkunda para pressionar o governo do Congo a entregar as milícias Hutus. Há ainda alegações de que tropas da Angola e do Zimbábue estão a caminho para lutar com o exército do Congo. Cada um tem seu próprio interesse e todos usam o massacre, estupro e terror da população civil como arma. Não há dúvida que a diplomacia africana está falhando.
A Missão das Nações Unidas no Congo (MONUC) é manter a paz, porém eles declararam recentemente que não podem proteger a população civil. Segundo fontes confiáveis a MONUC está desesperada por um apoio da Europa para fazer o que eles não são capazes de fazer e restaurar a legitimidade das forças de paz depois de perderem a credibilidade por lutarem ao lado do exército do Congo e serem acusados de apoiarem milícias pró-governo.
A solução em longo prazo é dar legitimidade à comunidade internacional na implementação dos acordos de paz e no confronto à raiz do problema. Porém se em curto prazo a Europa enviar uma força de paz neutra para proteger os civis, os interesses políticos não serão mais definidos por quem é mais brutal e violento, mudando as regras do jogo e possibilitando um acordo político mais justo. Não podemos perder a chance de parar o terror no Congo e para isso nossos representantes Europeus precisam agir. Clique abaixo para enviar uma mensagem para o seu representante:
http://www.avaaz.org/po/european_action_on_congo/

No comments:

Post a Comment