Saturday 22 November 2008

EUA: Jovem de 19 anos transmitiu tudo no site Justin.tv

Mais de mil vêem suicídio em directo

Um jovem norte-americano de 19 anos suicidou-se em directo na internet enquanto cerca de 1500 pessoas assistiam a tudo. Alguns dos que seguiam a transmissão no site Justin.tv enviaram mesmo mensagens incentivando o suicídio enquanto outros insultaram o jovem, afirmando que estava a fingir. Só horas depois, perante a imobilidade do corpo, é que o alerta foi dado à polícia.
Abraham K. Biggs, de Broward County, Florida, já antes ameaçara pôr termo à vida, e desta vez alertou igualmente, num outro fórum on--line, que iria cometer suicídio. Numa nota de despedida, afirmou não ser capaz de continuar a viver consigo mesmo e com o seu fracasso: "Sou um idiota. Desiludi toda a gente e sinto que nunca serei capaz de mudar nem de melhorar. Estou apaixonado por uma rapariga e sei que não sou digno dela."
Antes do suicídio ligou a webcam, ligou-se ao site Justin.tv – onde habitualmente colocava vídeos – e transmitiu o momento em que tomou comprimidos e se deitou na cama, de costas para a câmara, à espera da morte.
Nessa altura, muitos membros do fórum continuaram a enviar insultos, denunciando o que afirmavam ser uma burla. Perante a persistente imobilidade de Biggs, um espectador da morte em directo instou outros membros do fórum a alertarem a polícia, enquanto ele mesmo enviava um mail para o xerife de Broward County.
A câmara estava ainda a transmitir quando os polícias entraram no quarto e verificaram a morte de Biggs. Nessa altura, muitos dos que colocaram mensagens insultuosas no fórum apressaram-se a apagá-las.
O presidente da Justin.tv, Michael Seibel, expressou pesar pelo sucedido e pediu respeito "pela privacidade do jovem e da família", anunciando a remoção do vídeo.

No comments:

Post a Comment