Friday 6 February 2009

Ler e Refletir!!

Recebi este mail, que passo aqui ao qual tirei apenas o nome da pessoa...



Olá a todos,

Gostava de partilhar a situação com a qual me tenho deparado e me parece importante ser do conhecimento geral dos de todos aqueles que diariamente lutam comigo contra a constante ignorância humana, assim como a todos aqueles a quem interesse....
Desde Dezembro do ano passado que resolvi mudar de casa. Rescindi o contrato com a imobiliária onde tenho casa alugada há 4 anos, pois temos que avisar com 4 meses de antecedência. E comecei a minha busca duma nova casa para mim e para os que moram comigo! Por incrível que pareça, todos os dias compro o jornal, ligo para anúncios do JN diariamente, visito sites de imobiliárias, já visitei várias imobiliárias também pessoalmente e AINDA NÃO CONSEGUI ARRANJAR UM APARTAMENTO!!!!

Tenho recebido todo o tipo de respostas, cada vez que peço mais informações, nomeadamente se é possível levar animais. Respostas ridículas, do tipo não aceitamos porque os cães andam no elevador com os vizinhos e eles não gostam, se os cães são grandes ou pequenos, pois se forem grandes estragam e fazem mais barulho, etc, etc... um numero infindável de afirmações ridículas e sem fundamento... Inclusive hoje deparei-me com um senhor que ao telefone me disse, sem ter qualquer conhecimento do numero de animais que eu tinha, a seguinte afirmação quando foi confrontado com a pergunta habitual se o condomínio aceita animais: "pois, tem um canil e quer leva-lo consigo!" Por acaso não tenho "um canil", tenho 2 cadelas que fazem parte da minha família e as quais nunca iria trocar por humanos ridículos como este senhor... No entanto a mim parece-me que a lei permite ter até 4 animais, portanto o tamanho do "meu canil", acho que ainda sou eu que posso gerir...
Peço desculpa pelo desabafo, mas parece-me ridículo aquilo em que estes ignorantes estão a tentar transformar esta nossa sociedade. Andamos nós, amigos incansáveis dos animais a tentar educar "pessoas" para respeitarem os animais, para os educarem e os manterem como sua responsabilidade até ao fim dos seus dias, para depois não os poderem levar quando mudam de casa, não poderem andar com eles na rua porque sujam os passeios, não poderem ir nos elevadores porque incomodam um totó qualquer.... Enfim.... E vivemos nós num país em que tudo o que vem de fora é que é bom!!!! Só que lá fora, onde tudo é bom, as pessoas são educadas a respeitar os seus animais, a não os abandonar, a levá-los consigo ao shopping, ao café, no autocarro, etc... Tudo aquilo a que têm direito!
Ora bem, para uma pessoa, comum mortal, que não seja tão persistente ou que não ame tanto todos os membros da sua família como eu, a esta hora os animais já estariam onde??? NO OLHO DA RUA COMO É OBVIO!

Todos os dias tenho a minha caixa postal inundada de e-mails de cães e gatos, cavalos, burros etc... que não tiveram a sorte de ter um dono como eu ou como muitos de vós, que os incluísse como parte da sua responsabilidade e ficam ao seu livre destino... animais que dedicam todo o seu amor e carinho a um dono que á mínima oportunidade se "descarta" do estorvo e da dificuldade... Isto deixa-me triste... tão triste que só me apetece ser mal-educada com estes ignorantes de meia tigela, que se dizem seres pensantes e se acham tão superiores! Tão triste que choro muitas vezes sozinha, com o consolo que felizmente há gente a chorar como eu e pelos mesmos motivos que eu...

No meio disto tudo, continuo com o contrato de arrendamento rescindido; continuo a ligar para anúncios e a chatear-me com que me atende o telefone, e acima de tudo SEM CASA PARA MUDAR!!!!

Por isso vou-vos pedir ajuda para 3 coisas:

1ª Se tiverem conhecimento de um apartamento para alugar na zona de Gaia (preferencialmente zona do Arrábida, Gaia ou Canidelo, mas também já não me importo da zona de Valadares, Francelos, Madalena, etc... já não posso ser esquisita, pois acho que ainda vou para debaixo da ponte!) por favor enviem-me contactos. Urgente!

2ª Gostava muito de denunciar esta situação publicamente. Será que alguém pode ou sabe ajudar nisto? Não sei o que fazer, mas se isto continua assim cada vez mais vamos ter animais na rua abandonados! E são sempre os mesmos a responsabilizarem-se pela irresponsabilidade dos outros... Alguém tem alguma ideia daquilo que podemos fazer?

3ª Divulguem!!! Divulguem este e-mail! Pode ser que chegue aos ouvidos de algum dos ignorantes que falou comigo ao telefone até hoje e me respondeu torto por eu dizer que tinha animais!

E para terminar queria só deixar um pequeno reparo: tenho 2 cadelas, a Mariasinha e a Troia que não fazem mal a ninguém, nem nunca estragaram nada em minha casa. Sofrem as consequências ridículas de serem 2 cães de porte grande... L Não tiverem a felicidade (ou infelicidade!) de nascerem pequenas... mas se tivessem nascido pequenas provavelmente não estavam hoje com alguém que as ama e respeita tanto como estão! Até hoje a única vez que fui mordida por cão pesava 3kg e era pouco maior que a minha mão... As minhas cadelas não fazem barulho e os bebés dos meus vizinhos choram a noite inteira, as minhas cadelas não fazem asneiras e os filhos dos vizinhos chegam a casa da escola, ficam sozinhos até os pais chegarem e fazem todo o tipo de asneiras que se lembram, inclusive partir vidros do prédio ou atirar sacos de águas aos autocarros que passam na rua... mas isto "são coisas de crianças" como eles dizem...
Alguém me sabe dizer quando nos vamos tornar responsáveis pelos nossos actos, quando vamos poder ter orgulho em ser um SER HUMANO????

Obrigada por me ouvirem!

Beijinhos

****** Vieira

No comments:

Post a Comment