Friday 10 April 2009

Importante!!

O BAA (Banco Alimentar Animal) mudou de nome, agora fica a ser conhecido pelo Projecto de Ajuda Alimentar Animal pelas razões que seguem. Todos sabem que eu era e continuo a ser voluntária pelo Seixal por esta causa e que sempre ajudei o Banco Alimentar contra a Fome, mas que a partir de esta data deixa de contar com a minha ajuda, e que como já lhes comuniquei vou passar a palavra a todos os amigos e conhecidos!!

Vejam o que se passou e digam lá se isto tem cabimento??

(In “Portugal Diário”, 10 de Abril de 2009, http://diario.iol.pt/sociedade/banco-alimentar-animal-imagem-nome-soc... )
Os advogados do Banco Alimentar Contra a Fome instaram o Banco Alimentar Animal a mudar de nome por considerarem que a designação escolhida «se aproveita da notoriedade e imagem» da instituição que representam, refere a Lusa.
Ana Ribeiro, fundadora do Banco Alimentar Animal - que desde Dezembro distribui comida, agasalhos e medicamentos aos cães e gatos mais desamparados - confirmou a recepção, na quarta-feira, de um e-mail dos advogados do Banco Alimentar Contra a Fome.
Na mensagem, os advogados Tomás Vaz Pinto e Vasco Stilwell d¿Andrade afirmam que as similaridades entre os dois bancos alimentares passam pela utilização «da mesma cor e de um domínio semelhante» na Internet e levam várias pessoas a dirigirem-se ao Banco Alimentar Contra a Fome pensando tratar-se do Banco Alimentar Animal.
A alegada confusão «poderá ofender os milhares de dadores e voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome», que podem associar a iniciativa do Banco Alimentar Animal à actividade do Banco Alimentar contra a Fome, «criando ainda a ideia de que a contribuição e ajuda das pessoas mais carenciadas [sic] se poderá equiparar ao apoio a animais, o que não é aceitável», sustentam os causídicos no mesmo e-mail.
*Diferenças de imagem entre instituições*
Questionada sobre esta mensagem, Ana Ribeiro, de 29 anos, declarou não ter «nenhuma pretensão de colagem ao Banco Alimentar Contra a Fome», para o qual - assegurou - costuma contribuir, «tal como diversos voluntários da associação, alguns dos quais também já fizeram voluntariado naquela instituição».
«Nós fomos ao site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial para registar o nome e verificámos que o Banco Alimentar Animal tinha 25 por cento de igualdade com outros nomes, mas nenhum era o Banco Alimentar Contra a Fome», garantiu, assinalando que, «quando há mais de 85 por cento de semelhanças nem é possível registar a marca».
No que respeita à escolha do azul, «deveu-se ao facto de ser uma cor neutra», e quanto aos endereços, «não é fácil confundir
www.bancoalimentar.pt (um site) com www.bancoalimentar-animal.blogspot.com(um blog)», afirmou Ana Ribeiro, rebatendo duas das coincidências apontadas pelos advogados.
«O logótipo também é muito diferente pois o nosso é um rectângulo arredondado nas pontas com um cão e um gato em cima e a frase «Seja da espécie que ajuda», enquanto o deles tem duas pessoas a formar um «B» e um «A»», argumentou a responsável, assinalando ainda que «o que estará registado é o nome «Banco Alimentar Contra a Fome», não a expressão «Banco Alimentar»».
*Surpresa para Banco Alimentar Animal*
«Ficámos chocados com a atitude do Banco Alimentar Contra a Fome. Eu sou publicitária e não estamos a fazer concorrência - se é que podemos usar o termo «concorrência» ao falar de solidariedade - nem há aqui qualquer deslealdade, pois não estamos a roubar nada. Nós recebemos comida para animais, não para pessoas», sublinhou.
Na mensagem, os advogados solicitam ao Banco Alimentar Animal que «proceda de imediato (e nunca para além do dia 15 de Abril de 2009) à alteração do nome para uma designação que não colida» com a do Banco Alimentar Contra a Fome, bem como «à supressão do mesmo em todo o material publicitário que possuem».
Perante isto, o Banco Alimentar Animal decidiu alterar o nome para Projecto de Ajuda Alimentar Animal, estando também a mudar os endereços e a linha gráfica do seu espaço na Internet.

1 comment:

  1. Olá!Que interessante,u blog de família!Vocês fazem criação de gatinhos?São tão bonitos!A foto do gato em primeiro plano é bonita demais.Eu vivi numa casa onde,do lado de trás, vivia por sua vez uma pobre pessoa,que já faleceu, numa barraca, e ele,chamava-se Paulino,tinha muitos gatos.E os gatos adoravam-no.Ele chegava sempre a casa acompanhado,ehehe, e então cantava e fazia barulho,acordava toda a gente!!Lembro-me muito bem de um dos gatos a que ele chamou Limão.Eu ficava horas a ver os gatos pequenitos a brincar.Por vezes havia também guerras e bolas de pelo a rolar pelo cimento...Eu prefiro os cães mas os gatitos também são maravilhosos!
    Bom, em relação ao Banco Alimentar eu já nem comento mais.Gostava que eles viessem pedir desculpa,mas isso sim, é para o lado que devem dormir melhor...
    Uma boa Páscoa para vós!

    ReplyDelete