Friday 15 May 2009

Lisboa está de prevenção

Está montada uma das maiores operações de sempre de prevenção para as celebrações do 50º aniversário do Cristo-Rei. Além das várias equipas médicas que estarão em rotatividade até amanhã, quatro postos médicos avançados, cerca de 20 ambulâncias do INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha, duas motos de emergência, sete brigadas médicas apeadas e oito de bicicleta, são apenas alguns dos equipamentos disponíveis no terreno para assegurar o bem-estar de mais de 250 mil fiéis que vão acompanhar as cerimónias religiosas.
“Se não é a maior, é uma das maiores operações de segurança de sempre alguma vez realizadas em Portugal, quer pelos meios colocados no terreno, quer pela afluência de público”, explica Jorge Graça, vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Almada, responsável pelas operações na Margem Sul.
Na capital, Emília Castelo, chefe da Divisão de Planeamento e Operações da Protecção Civil de Lisboa, garante estar tudo a postos caso seja necessário transportar alguém para o hospital mais próximo. “O local onde se realiza este mega-evento é diferente dos habituais, logo exige uma organização especial.
Vamos ter corredores de emergência, com policiamento, inacessíveis à população, para facilitar o transporte de eventuais feridos”, afirma, esclarecendo que “será o posto de comando a dar resposta em situações mais graves, com os hospitais a serem activados conforme a necessidade e as respectivas valências”. O mesmo se verifica em Almada.
PSP ESCOLTA IMAGEM
É especialmente na Imagem de Nossa Senhora de Fátima que se centram hoje todas as atenções. Para tal, e porque são esperadas mais de 250 mil pessoas durante o fim-de-semana, a PSP vai estar particularmente atenta a todas as questões de segurança.
Dezenas de batedores vão escoltar a Imagem da Virgem de Fátima, que chega por volta das 10h00 à Capela da Cruz da Carreira, de onde partirá cerca das 10h45 rumo ao Hospital D. Estefânia. “Foi destacado um efectivo muito grande para acompanhar a Imagem da Nossa Senhora na procissão”, garantiu ao CM fonte da Direcção Nacional.
Recorde-se que, ao todo, mais de 300 agentes dos comandos da PSP de Lisboa e Setúbal integram a megaoperação de segurança, que já começou ontem à noite.
Depois de visitar o Hospital da Estefânia e as igrejas dos Anjos e de São Nicolau, o andor, rodeado de crianças, inicia o percurso a pé até à Praça do Comércio já sem escolta mas protegido por grades até ao altar junto do rio.
Num fim-de-semana em que é esperada uma multidão de fiéis entre as cidades de Lisboa e Almada, a PSP não se esgota em conselhos à população, com especial incidência sobre a actuação de carteiristas. A PSP mobilizou ainda equipas de inactivação de explosivos e atiradores do GOE.
'DESCOBRIR ALMADA' (Maria Emília de Sousa, presidente da CM Almada)
Correio da Manhã – O que representam para Almada estas celebrações?
Maria Emília de Sousa – O Cristo-Rei é sinónimo de Paz e Fraternidade, valores intemporais com os quais nos identificamos.
– No futuro, o que espera ver realizado no Santuário?
– Esperamos que o Santuário continue a ser muito visitado, que tenha cada vez mais peregrinos e que do Cristo-Rei esses peregrinos e visitantes possam usufruir de uma das vistas mais bonitas de Portugal.
– Que vantagens Almada retira da celebração?
– Estamos a trabalhar para que a estada das pessoas seja o melhor possível, sem dificuldades, podendo ser também uma oportunidade para descobrir esta cidade.
MAR DE GENTE VAI REZAR À VIRGEM MARIA
É um mar de gente que hoje a partir das 19h00 é esperado no estuário do Tejo, aquando da realização da procissão fluvial que levará a bordo da lancha ‘Dragão’ a Imagem de Nossa Senhora de Fátima da doca da marinha, junto ao Campo das Cebolas, em Lisboa, para Cacilhas, em Almada. 'Centenas de embarcações que surgirão de uma forma expontânea, provenientes de povoações ribeirinhas como Almada, Seixal, Barreiro, Moita ou Vila Franca de Xira são aguardadas', avançou ao CM fonte da Marinha.
A inexistência de um plano organizado de embarcações para o acompanhamento de Nossa Senhora poderá levantar alguns problemas, pelo que a Marinha vai ter no estuário do Tejo dois semi-rígidos, duas lanchas e um bote salva-vidas. De prevenção estarão também duas equipas de mergulhadores e um bote salva-vida em Paço de Arcos. A operação irá exigir também um reforço de efectivos da Polícia Marítima.
Nas celebrações do cinquentenário do Santuário do Cristo-Rei, a procissão fluvial, com uma duração prevista de 30 a 40 minutos, contará com a presença do navio-escola ‘Sagres’ e de três barcos antigos da Transtejo. O percurso fluvial da Imagem ocorre depois da recepção a Nossa Senhora no Terreiro do Paço e recitação do terço, seguindo-se uma missa presidida pelo Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, em que são esperados mais de cem mil fiéis.
Por razões de segurança, a multidão obriga ao encerramento da estação do metro do Terreiro do Paço todo o dia e da estação fluvial que efectua as ligações entre o Terreiro do Paço e o Barreiro das 14h00 às 20h00, com desvio dos catamarãs para o Cais do Sodré.
Face à previsão de uma forte afluência de utentes aos barcos da Transtejo, a empresa vai reforçar as ligações para transportar os muitos milhares de fiéis que em Cacilhas participarão na Procissão das Velas.
A acompanhar a Virgem haverá uma grande variedade de embarcações, segundo apurou o CM. O Clube Náutico de Almada confirmou a presença de cinco barcos. Também o Clube Naval de Cascais divulgou junto dos seus associados a iniciativa, pelo que é aguardada a deslocação de alguns barcos à vela. Já na Associação Náutica do Seixal estudava-se ontem as marés para os associados participarem na cerimónia que irá transformar o Tejo num rio de fé.
CARDEAL PORTUGUÊS É ENVIADO DO PAPA
O cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, é o enviado especial do Papa Bento XVI à cerimónia comemorativa dos cinquenta anos do santuário do Cristo-Rei. Para além de continuar a trabalhar na congregação, sobretudo nos processos de canonização e beatificação que, aquando da sua substituição pelo cardeal Ângelo Amato, se encontravam em fase mais adiantada, é um dos cinco cardeais responsáveis pelo Governo do Vaticano.
Pertence à Congregação dos Bispos, que nomeia os prelados para todo o mundo, e é um dos enviados especiais do Papa a várias partes do mundo. Ainda esta semana esteve em Assis, na nomeação do abade geral dos Franciscanos, e no último fim-de-semana deste mês vai representar o Sumo Pontífice nos 800 anos do Santuário de Santa Maria, no Sul de Espanha.
De resto, o cardeal português continua a ser um “ponto de apoio” dos padres portugueses que estudam e trabalham em Roma. “Conheço-os a quase todos e, sempre que me pedem, dou-lhes vários conselhos e orientações”, disse D. José ao CM, sublinhando que “as dioceses portuguesas devem enviar mais sacerdotes para o Vaticano”.
'CRISTO-REI CONTINUA ACTUAL' (D. José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Causa dos Santos)
Correio da Manhã – Como recebeu a notícia de que seria enviado do Papa a esta cerimónia?
D. José Saraiva Martins – Fiquei muito feliz. Posso confessar-lhe que quando o Santo Padre me comunicou que seria seu enviado à cerimónia dos 50 anos do Cristo-Rei lhe dei logo conta da minha grande alegria.
– Por se tratar de uma cerimónia em Portugal?
– Também, mas sobretudo por se tratar desta cerimónia e do meio século deste emblemático monumento.
– O que representa para si o santuário do Cristo-Rei?
– Trata-se de um monumento muito importante, já que foi feito para celebrar a Paz, e penso que continua muito actual. Precisamos sempre de referências de paz.
PERFIL
D. José Saraiva Martins nasceu em Gagos de Jarmelo, na Guarda, a 6 de Janeiro de 1932. Ordenou-se padre claretiano em 1957. A estudar em Roma desde 1954, foi colocado como professor no Seminário de Roma. Foi reitor da Universidade Urbaniana entre 1977 e 1988, ano em que foi nomeado prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. Foi feito cardeal no Consistório de 2001.
TESTEMUNHOS
'AINDA ME LEMBRO DA INAUGURAÇÃO' (Jaime Peralta, 65 anos, Cacilhas)
Será um evento para recordar. Ainda me lembro da inauguração do Cristo-Rei, mas acho que me passou um pouco despercebida. Tinha 15 anos e na altura interessava-me mais por praias do que pelo Cristo-Rei.
'GOSTAVA MUITO DE IR À PROCISSÃO DAS VELAS' (Maria Elisa Filipe, 66 anos, Almada)
Acho que vai ser uma cerimónia bonita com a presença de Nossa Senhora de Fátima. Gostava muito de ir à Procissão das Velas, mas como é à noite não tenho companhia para ir e é muito tarde para sair sozinha.
'TENHO DÚVIDAS DE QUE SEJA BOM PARA ALMADA' (Judite Madeira, 50 anos, Almada)
Sou católica não praticante. Logo não vou participar. Talvez vá à procissão. Para as pessoas idosas pode ser bom, mas para os mais novos não vejo grandes vantagens. Tenho dúvidas de que seja bom para Almada.
NOTAS
IMAGEM: IGREJA DE ALMADA
Das 22h30 até à 01h00, as portas da Igreja de Almada estarão abertas para os fiéis visitarem a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Os escuteiros irão orientar a população na visita.
ORAÇÃO: SÃO NICOLAU
Hoje, entre as 12h00 e as 14h00, a Igreja de São Nicolau disponibiliza cerca de duas horas para os fiéis rezarem na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
TV: COBERTURA
A RTP 1 mostra a recepção a Nossa Senhora às 15h30 e a Missa com D. José Policarpo às 17h00. A RTP 2 acompanha as cerimónias a partir das 19h00. SIC, TVI e TVI24 farão várias emissões.
FLORES: LAR DE SÃO TIAGO
Os 60 idosos do Lar de São Tiago, em Almada, enfeitaram a fachada do estabelecimento com flores de plástico para dar as boas-vindas a Nossa Senhora de Fátima.
PREVISÃO:TEMPO CINZENTO
Céu geralmente muito nublado, temporariamente pouco nublado, sendo pouco provável o aparecimento da chuva. A temperatura máxima prevista é de 21 graus.
SELOS: EDIÇÃO ESPECIAL
Os CTT associaram-se às celebrações do 50.º aniversário do Cristo-Rei com a edição de uma série de selos alusivos às comemorações.
PSP ACONSELHA
-Identifique com nome, morada e telefone todos os sacos e carteiras
-Leve o dinheiro suficiente mas não em excesso
-De evitar andar sozinho, principalmente à noite
-As crianças pequenas nem em carrinhos devem ser levadas
NOSSA SENHORA EM LISBOA E ALMADA (Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorre centro de Lisboa e Almada)
HOJE

09h00: Capela Nossa Senhora da Conceição à Carreira (Abertura com ensaios e cânticos)
09h30: Chegada da imagem de Nossa Senhoras e senhores
10h30: Saída da imagem para o Hospital D. Estefânia
11h00: Hospital D. Estefânia (Visita de Nossa Senhora de Fátima aos doentes)
11h30: Igreja dos Anjos (Memória de Jacinta)
12h00: Igreja de São Nicolau (Tempo de oração)
14h00: Praça do Comércio (Concentração da multidão)
15h30: Recepção a Nossa Senhora e recitação do Terço
17h00: Missa presidida por D. José Policarpo
19h00: Doca da Marinha (Cortejo de embarcações a acompanhar Nossa Senhora para Almada
20h00: Igreja de Cacilhas (Procissão das Velas)
22h00: Igreja Paroquial de Almada (Vigília nocturna)
AMANHÃ
10h00: Igreja Paroquial de Almada (Missa presidida pelo Bispo de Setúbal – D. Giberto Reis)
11h00: Associação Vale do Açor (Visita da imagem de Nossa Senhora)
12h00: Seminário de Almada (Tempo de Oração)
13h30: Ruas de Almada (Procissão com Nossa Senhora e relíquias de Santa Margarida a caminho do Cristo-Rei)
16h00: Santuário de Cristo-Rei (Celebração aniversário do cinquentenário presidida pelo enviado especial de Sua Santidade o Papa Bento XVI)
COMO CHEGAR

- A Fertagus, Transtejo e o Metro Sul do Tejo associaram-se para o evento e os bilhetes nestas operadoras são válidos para um dia, para um número ilimitado de viagens.
- Os navios da Transtejo e o comboio da Fertagus vão aumentar a sua capacidade.
- Os autocarros dos TST e o Metro Sul do Tejo têm alterações de circulação, devido às restrições no centro da cidade de Almada.
- Hoje a estação do Terreiro do Paço do Metropolitano de Lisboa estará encerrada.
- 12h00: Hoje o trânsito está cortado entre o Saldanha e a Baixa.

No comments:

Post a Comment