Friday 8 May 2009

VISITA GUIADA AO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS E CAMINHADA NA MATA DE ALBERGARIA

16 de Maio
Orientada por Miguel Dantes da Gama, dirigente do FAPAS - Fundo deProtecção para os Animais Selvagens e membro da equipa da revistaTribuna da Natureza, e profundo conhecedor da Peneda-Gerês
INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE MAIO - ÚLTIMAS VAGAS
A Mata de Albergaria é o carvalhal mais bem conservado do ParqueNacional da Peneda-Gerês e um dos seus mais importantes bosques,povoado por uma grande diversidade de espécies de fauna e floraautóctones e considerado Reserva Biogenética da Europa. A caminhadaserá em parte coincidente com a Geira Romana, via que outrora ligavaBracara Augusta (actual Braga) a Asturica Augusta (actual Astorga -Espanha), num troço que nos remete para um ambiente próximo do vividopelos romanos há 2.000 anos e no qual o património natural e opatrimónio histórico se misturam e complementam.
Passaremos por duas Milhas assinaladas com marcos miliários, algunsdeles epigrafados. A título de curiosidade, cada milha corresponde amil passos, cerca de 1481 metros. Em Campo do Gerês encontra-se oMuseu Etnográfico de Vilarinho da Furna, que iremos visitar, e umadas Portas do Parque Nacional. O Museu reúne espólio daquela aldeiacomunitária, a qual foi submersa aquando da construção da barrageminaugurada em Maio de 1972.Este passeio tem um número limitado de participantes por se tratar deuma zona ecologicamente sensível, onde não é aconselhável a passagemde grupos denmasiado grandes.
CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO
- Locais de passagem: Mata de Albergaria, Bouça da Mó, Campo do Gerês- Grau de dificuldade: Baixo- Extensão: cerca de 9 kms- Duração aproximada: 3 horas
PROGRAMA
7:10 - Concentração dos participantes junto à estátua de D. PedroIV, na Praça da Liberdade, no Porto7:30 - Saída do Porto em minibus9:30 - Entrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês em Rio Caldo.Percurso em minibus até cerca da Mata de Albergaria10:00 - Início do percurso pedestre pela Mata de Albergaria, numaextensão de cerca de 9 km, até cerca das 13:3013:30 - Piquenique com farnel na margem da Albufeira15:30 - Deslocação em minibus até ao Museu de Vilarinho da Furna eCentro de Interpretação (Porta do Parque)17:00 - Deslocação em minibus até S. João do Campo para visita àErmida e à aldeia em geral18:30 - Início do regresso ao Porto em minibus
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
A deslocação até ao Parque será feita em minibus contratado pelaCampo Aberto.O almoço será em regime piquenique a cargo dos participantes.Aconselha-se o uso de calçado confortável e vestuário apropriado àépoca do ano.
Custo (inclui seguro de acidentes pessoais, viagem de autocarro atéao parque e entrada no museu):
Sócios da Campo Aberto: 20 euros.Não-sócios: 30 euros.
INSCRIÇÕES
As inscrições são feitas por correio electrónico(
passeios@campoaberto.pt) ou telefone (93 426 45 48) e devemmencionar os nomes completos, contactos telefónicos, datas denascimento dos participantes (para efeitos de seguro de acidentespessoais), se são sócios ou não da Campo Aberto e a forma depagamento escolhida.
A Campo Aberto confirmará no prazo de 2 dias a disponibilidade dasvagas, devendo o pagamento ser feito também nos dois dias seguintes(a Campo Aberto fornece depois instruções para o efeito).
MAIS INFORMAÇÕES
Para mais informações enviar um email para
passeios@campoaberto.pt ouligar 93 426 45 48.

No comments:

Post a Comment