Friday 16 October 2009

Recolha de Bolotas de Carvalho-cerquinho, em Ponte de Lousa (Loures) - DOMINGO, 18 de Outubro

Próxima actividade (gratuita):
No âmbito da nossa campanha Vamos Plantar Árvores Nativas, o FAPAS organiza uma
Recolha de Bolotas de Carvalho-cerquinho, em Ponte de Lousa (Loures) - DOMINGO, 18 de Outubro, 10h - 13h00
Percurso de Lisboa a Ponte de Lousa em autocarros de carreira.
Vamos dar uma mãozinha (ou duas) à Natureza!
No próximo domingo de manhã o FAPAS organiza uma actividade numa zona rural do concelho de Loures, próximo de Ponte de Lousa, onde ainda persistem alguns núcleos de carvalho-cerquinho, uma árvore nativa outrora abundante e hoje rara em Portugal. Vamos recolher sementes (bolotas) de alguns carvalhos, para futuras acções de propagação da espécie. Pelas 10h15 entramos num autocarro de carreira no Campo Grande, pelas 10h45 saímos numa paragem entre Guerreiros e Ponte de Lousa, e recolhemos as bolotas num raio de 500 m. Para o regresso apanhamos o autocarro às 13h00 e chegamo a Lisboa (Campo Grande) pelas 13h30. Em baixo encontra informação detalhada dos pontos de encontro.
INSCRIÇÕES na actividade:
A participação é gratuita, e não há limite de participantes.
Para facilitar a organização, indique o o número de pessoas e qual o ponto de encontro escolhido.
Envie uma mensagem com o seu nome e contacto para fapaslisboa@kanguru.pt , ou contacte pelo tm 93 8491355 (João Morais).

Programa: Recolha de bolotas de carvalho-cerquinho numa zona rural perto de Ponte de Lousa, concelho de Loures. Percurso pedestre com cerca de 1 Km no total.
Grau de dificuldade: actividade acessível a todas as idades.
Localização: Ponte de Lousa é uma pequena localidade a norte de Loures, a sul de Lousa, na EN.8.
Transporte: Ida e volta de Lisboa (Campo Grande) para Ponte de Lousa, em autocarros de carreira.
Preço bilhetes Lisboa-Ponte de Lousa (só ida): 2,30 euros (adquiridos no autocarro). Crianças dos 4 aos 12 anos pagam meio bilhete.
Nota: os bilhetes são adquiridos no autocarro.
Equipamento aconselhado: Vestuário adequado às condições meteorológicas, água, calçado confortável. Sacos (de plástico, pano ou rede) para recolher as bolotas. Se possível, trazer uma mochila vazia para transportar as sementes.
Pontos de Encontro:
1 - em Lisboa - no Campo Grande, junto à paragem dos autocarros para Ericeira (domingo).
Nota: esta paragem fica em frente à saída da estação do metro do Campo Grande, no lado do estádio do Sporting (lado oposto ao Campo Grande). Dentro da estação de metro seguir as indicações "Alameda das Linhas de Torres / Rua Cipriano Dourado".
2 - entre Loures e Ponte de Lousa: o autocarro que parte do Campo Grande pára em Loures 20 minutos depois, e a seguir em Pinheiro de Loures e Guerreiros.
3 - Entre Guerreiros e Ponte de Lousa: na paragem de autocarros junto ao cruzamento para o "Campo de Tiro".
mapa google:
http://maps.google.pt/maps?f=d&source=s_d&saddr=&daddr=38.859143,-9.210148&hl=pt-PT&geocode=&mra=mi&mrsp=0&sz=17&sll=38.859159,-9.210223&sspn=0.003216,0.010804&ie=UTF8&ll=38.859159,-9.210223&spn=0.003216,0.010804&t=h&z=17
Horários:
Domingo, 16 de Novembro: 10h00 (em Lisboa-Campo Grande), na paragem da carreira Lisboa-Ericeira da MAFRENSE (o autocarro parte às 10h15);
10h45 (início da actividade em Ponte de Lousa), 13h00 (fim da actividade em Ponte de Lousa), chegada a Lisboa às 13h30.
-----------------
INSCRIÇÕES na actividade:
A participação é gratuita, e não há limite de participantes.
Para facilitar a organização da visita, indique o número de pessoas, e qual o ponto de encontro escolhido.
Envie uma mensagem com o seu nome e contacto para fapaslisboa@kanguru.pt ou contacte pelo tm 93 8491355 (João Morais).
-------------------------------------------------
Colabore connosco na Conservação da Natureza: Ajude o FAPAS a divulgar estas iniciativas.
-------------------------------------
RECOLHA de SEMENTES para plantação e sementeira de árvores nativas.
O FAPAS organiza há vários anos sementeiras e plantações de árvores e arbustos nativos em diversas áreas naturais de Portugal. Neste Inverno o Núcleo de Lisboa do FAPAS vai organizar sementeiras de carvalhos-cerquinhos em áreas naturais da região de Lisboa.
Antes da intervenção humana a região Centro-Litoral de Portugal era coberta por frondosas matas, constituída sobretudo por carvalhos-cerquinhos e sobreiros. Nestas matas existia uma fauna e flora abundantes e diversificadas. Hoje o carvalho-cerquinho subsiste pontualmente, em árvores isoladas ou pequenos grupos.
A época de frutificação do carvalho-cerquinho decorre de meados de Outubro até meados de Novembro. O FAPAS organiza saídas de campo para recolher as bolotas e outras sementes necessárias para as próximas sementeiras, abertas à participação de todos. As sementes são geralmente recolhidas no chão, por vezes nas bermas de caminhos de terra batida.
------------------------------------------------
O FAPAS é uma Associação de defesa da Vida Selvagem com actividade desde 1991, e uma vasta actividade na defesa e estudo da Natureza e Vida Selvagem em Portugal. Sede: Rua Alexandre Herculano, 371-4º Dtº, 4000-055 PORTO (telef.22 200 2472).
Publicações: o FAPAS edita trimestralmente a revista Tribuna da Natureza, e publicou, entre outros, uma série de Guias de Campo de fauna e flora: Aves de Portugal e Europa, Mamíferos de Portugal e Europa, Árvores de Portugal e Europa, Anfíbios e Répteis de Portugal, Fauna e Flora do Litoral.
Para ser sócio do FAPAS: consulte www.fapas.pt , ou contacte-nos por email ou telefone
Quotas anuais - adultos: 19,00 Euros (inclui a assinatura de 4 números da revista Tribuna da Natureza); ou 10,00 Euros (sem a assinatura);
juvenis (até 15 anos de idade): 5,00 Euros (sem assinatura).
--------------------------
Saudações Ecologistas
FAPAS - Lisboa
tm: 93 849 1355
fapaslisboa@kanguru.pt

No comments:

Post a Comment