Monday 12 January 2009

Rastreio gratuito de Leishmaniose

A Clínica Veterinária Monte dos Burgos vem por este meio informar que na próxima semana de 19 a 24 de Janeiro de 2009 vai decorrer o “1º Rastreio Nacional de Leishmaniose” em cães, dirigido pelo Observatório Nacional das Leishmanioses. (ver anexo).
A Clínica Veterinária Monte dos Burgos é um dos centros médico-veterinários participante deste projecto, pelo que os seus clientes podem dirigir-se à clínica durante essa semana para realizar o rastreio gratuito do seu animal (cães com mais de um ano de idade).
Para qualquer informação adicional não hesite em contactar-nos.Caso não seja proprietário de cães, pode referir este rastreio a familiares ou amigos que possam estar interessados em participar.
Com os nossos cumprimentos.

Clínica Veterinária Monte dos Burgos
R. Monte dos Burgos nº 259
4250-316 Porto
Telef. 228331423/Tlm. 916306636

Breve nota sobre a Leishmaniose Canina:
A Leishmaniose é uma doença presente em mais de 70 países, causada por um parasita que pode infectar diversos mamíferos, nomeadamente cães e humanos, sendo que, a transmissão ocorre através da picada de um mosquito infectado.A Leishmaniose afecta diversos orgãos como a pele, os rins, os olhos, o sangue e as articulações e pode ser fatal. Cães infectados podem não manifestar sinais durante um período de tempo variável, inclusivamente, 50% dos animais infectados não apresenta qualquer tipo de sintomatologia. Os sinais mais frequentemente exibidos consistem numa perda de peso crónica, anemia, lesões de pele, dores articulares e alterações de consumo de água. A Leishmaniose representa um risco para a saúde pública uma porque os animais portadores da doença e sem sintomas funcionam como um reservatório silencioso a partir do qual a doença pode ser transmitida aos seres humanos através dos mosquitos.

No comments:

Post a Comment