Friday 12 June 2009

XVIII Rota das Cegonhas

No próximo dia 21 de Junho o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. organiza a XVIII Rota das Cegonhas. Esta actividade será realizada de BTT num percurso a efectuar nos campos do Baixo Vouga Lagunar (entre Cacia e Salreu).
Nos últimos anos tem-se assistido a um assinalável crescimento da população de Cegonha-branca na região de Aveiro, crescimento este que tem sido atentamente acompanhado por este Núcleo. Após um período de extinção nesta região, o primeiro casal recolonizador surgiu em 1989 e em 2008 contávamos já com 200 casais reprodutores.
Nesta actividade os participantes terão a oportunidade de conhecer o historial da espécie na região e um pouco mais acerca da ecologia da espécie.Desta forma convidam-se todos os amantes da natureza a inscreverem-se nesta actividade, a qual, para além de uma importante jornada de trabalho, será sem dúvida uma jornada de convívio e de desfrute da imensa beleza natural do Baixo Vouga Lagunar.
A actividade será dividida em duas etapas: uma primeira etapa entre Cacia e Salreu ao longo da qual se acompanhará a colónia reprodutora aí presente com o intuito de proceder às contagens de juvenis; e uma segunda etapa entre Salreu e Cacia (etapa de regresso) a qual consistirá num percurso alternativo mais próximo dos canais da Ria ao longo do qual se observarão outras espécies da avifauna com elevado valor.O ponto de encontro é em frente à Junta de Freguesia de Cacia às 8:00 horas e tem o fim previsto para as 12:30 horas. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5,00 Euros para não sócios. As inscrições são obrigatórias.
Para mais informações e inscrições contactar Quercus-Aveiro através do e-mail
aveiro@quercus.pt.A Direcção da Quercus-Aveiro

No comments:

Post a Comment