Friday 4 December 2009

Chita, perus, porcos… o H1N1 entre os animais



O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla inglesa) e a Associação Americana de Médicos Veterinários anunciaram a infecção de uma chita por H1N1, num zoo da Califórnia. É o primeiro caso num felino selvagem, porém já tinha sido detectada gripe A num gato doméstico. A USDA confirmou igualmente que o vírus da gripe foi encontrado em perus, desta vez no Estado da Vírginia. As aves terão sido infectadas por um trabalhador doente. Este é o primeiro caso nos EUA mas não no mundo (em Agosto tinham sido confirmados perus com gripe no Chile).
Também ontem as autoridades britânicas anunciaram ter detectado porcos infectados com H1N1 numa quinta no condado de Norfolk (ver http://bit.ly/81KEVO). Casos de gripe em porcos já se registaram, nos últimos meses, em mais de uma dúzia de países.
Surgiram ainda relatos de dois cães infectados com o H1N1, na China, mas estes casos ainda não foram confirmados oficialmente, aguardando-se informação adicional.
Não sendo uma situação sanitária preocupante, todos estes casos de infecções em espécies animais em contacto directo com humanos revelam o mesmo padrão: a gripe foi transmitida directamente aos animais pelas pessoas. Por isso, as precauções para evitar a transmissão deverão ser semelhantes às tomadas entre a nossa própria espécie.


A lista de infecções em animais, nos EUA, já é extensa http://bit.ly/51pFfq
Artigo sobre o H1N1 em animais: http://vetmedicine.about.com/od/zoonotic/tp/H1N1news.htm
Perguntas e respostas sobre o vírus da gripe e os animais de estimação: http://www.avma.org/public_health/influenza/new_virus/new_flu_virus_faq_pet_owners.asp

No comments:

Post a Comment