Wednesday 9 December 2009

Maravilhas do Cabo Espichel - 13 de Dezembro de 2009

Olá pessoal tudo bem?
Cá estamos nós para mais uma bela caminhada.
Vem encerrar o ano da melhor maneira, a nossa ultima caminhada de 2009 será realizada na zona do Cabo Espichel.


Caminhada: Maravilhas do Cabo Espichel “Das Pegadas à Chã”
Ponto de encontro: Inicio do PR2 (Estrada que liga Santana Sesimbra) ao Cabo Epichel, aproximadamente 1 km antes do fim da estrada)
http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=cabo+espichel&sll=38.421301,-9.202058&sspn=0. 008876,0.013797&gl=pt&ie=UTF8&hq=&hnear=Cabo+Espichel&ll=38.421032,-9.21032&spn=0.008876,0.013797&t=k&z=16
Hora: 10:00
Extensão: +/-10 km

Duração: +/- 5 horas
Tipo de percurso: Circular
Grau de dificuldade: Média/Alta
Tipologia do trilho: Misto, percorreremos estradas de terra batida e trilhos de pé-posto em pedra e terra. Vegetação rasteira o que desaconselha o uso de calções.Em caso de chuva no dia há a possibilidade de criação de lama.
Advertências: Este é um percurso com alguma inclinação pelo que, com condições atmosféricas adversas, pode apresentar alguma dificuldade.
Os trilhos apresentam algumas zonas de lama em casa de chuva. (aumenta a diversão eheh)
Aconselha-se muito cuidado nas zonas de falésia.
Como de habitualmente deverão levar:
Calçado com boa aderência (preferencialmente botas de caminhada)
Roupa adequado á temperatura do dia;
Calças resistentes e flexíveis;
Um impermeável (caso chova);
Mochila confortável;
Comida: sandes, fruta, barras energéticas, etc.
Águas, mínimo 1,5 Litros por pessoa


Descrição percurso:
Pelo planalto do Cabo Espichel ao longo da bela linha de costa. Visita das pistas de pegadas dos Dinossauros do período Jurássico e Cretácico. Passeio Pedestre na Chã dos Navegantes (Espichel) com visita ao Forte da Baralha.
Percurso circular com inicio e fim na zona do Cabo Espichel, pela plataforma e arribas calcárias ocidentais do cabo.
Visita das pistas das pegadas de dinossáurios da baía dos Lagosteiros lugar de grande interesse científico. Ao longo do passeio é possível observar rochas calcárias do Jurássico e Cretácio, detríticas do Cretácio, com idades compreendidas entre 150 e 120 milhões de anos, e pequenas manchas de materiais recentes do Quaternário, essencialmente argiloso e areníticos com seixos rolados.
Mais tarde, o caminhante inicia a descida até uma zona aplanada, localizada na extensa arriba meridional, a qual se denomina geomorfologicamente por rechã, que, pela sua posição geográfica e tipologia do relevo, proporciona paisagens únicas. Ao longo do percurso, o caminhante pode observar testemunhos da história local, como o Forte de S. Domingos da Baralha, em estreita harmonia com a paisagem natural, nomeadamente os diversos elementos geológicos, flora e avifauna local.
Beijos & Abraços
Ala femenina do Clube Natura
e restante equipa
CLUBE NATURA
_______________________________
www.clubenatura.net
clubenatura.geral@gmail.com
hi5

José Silva – 96 582 18 18
Luís Silva – 96 583 16 38
Pedro Águas – 96 506 90 95

CLUBE NATURA - Somos um grupo de amigos que partilham o gosto por caminhadas, BTT, actividades ao ar livre, Fotografia, etc. A organização de todos os eventos é feita devido à carolice dos seus membros.
Para participar nas nossas actividades basta aparecer (Excepto em casos pontuais em que é mencionada a obrigatoriedade a inscrição)
Não temos até à data nenhum cariz associativo e não temos qualquer fim lucrativo nas actividades que organizamos, é assim da inteira responsabilidade de cada um dos participantes, os percalços pessoais que possam surgir nas nossas actividades. Tentamos no entanto efectuar todos os nossos eventos de uma forma segura e responsável.

No comments:

Post a Comment