Thursday 9 July 2009

Clube NaturaPróxima CaminhadaDomingo,12-07-2009às 10 horasParque Florestal de Monsanto

Olá pessoal tudo bem?

Cá estamos nós para uma Julho bem preenchido!A próxima caminhada vai se realizar ás portas de Lisboa no Parque Florestal de Monsanto.Vem conhecer uma mata que é o principal pulmão da capital portuguesa!Já conheces os miradouros desta mata e sabes quantos são?Imaginas os parque que lá existem?
Discrição da Caminhada:
Local - Parque Florestal de Monsanto (Lisboa)
Data - 12/07/209
Horas - 10:00
Nível - Médio Baixo
Tipo - Trajecto Circular com a maior parte em terra batida
Distância - 13 km
Ponto de encontro - Parque de merendas na Vila Guine junto ao estádio do Pina-manique http://maps.google.pt/maps?ie=UTF8&ll=38.736703,-9.200202&spn=0.001879,0.003439&t=h&z=18&lci=com.panoramio.all,org.wikipedia.pt,com.google.ugc.c752d13e87c4fbd7,transitCoordenada para GPS - Latitude 38°44'12.04"N Longitude 9°11'59.44"
Deverás levarÁgua 1Lt mínimo
Roupas leves e calçado confortávela
bela da(s) Sandocha(s)
Chapéu e protecção solara indispensável
maquina fotográfica
Vem aproveitar mais esta caminhada organizada pelo Clube Natura e traz os teus amigos.Como sabes a nossa actividades são gratuitas, viramos um chapéu no fim e que quiser deixa cair uma moeda, nunca superior a 1€.

Sabias que?No século XIX, a Serra de Monsanto era coberta por searas e por pastos para gado. A importância da produção cerealífera é atestada pelos inúmeros vestígios de moinhos de vento. Tinha também várias pedreiras em actividade, de onde se extraía a matéria-prima para a crescente demanda urbanística da Lisboa da época.Em 1868 surge a ideia de arborizar o que seria o Parque Florestal de Monsanto, para, a exemplo do Bosque de Bolonha, em Paris, ser um grande parque de passeio dos Lisboetas. Mas só em 1929 foi criada a primeira comissão para elaborar plano de arborização da Serra de Monsanto.A iniciativa partiu do Ministro da Agricultura, o tenente-coronel Linhares de Lima, que planificou a arborização da Serra de Monsanto. O seu objectivo era «(...) melhorar o clima da cidade, protegendo-a dos ventos e beneficiando-a com um parque monumental(...)».O engenheiro da Câmara Municipal, António Abrantes fez o plano no qual «toda a serra será arborizada respeitando apenas em torno do posto semafórico, uma zona indispensável à garantia da sua eficiência. Os moinhos que abundam na serra serão aproveitados para pequenas casas de chá, independentemente da construção de um ou vários pavilhões (...) e em torno deste grande parque, de acidentado terreno e belos horizontes, haverá uma avenida de onze quilómetros de extensão (...) que ligará com o futuro Estádio Nacional e terá comunicação com (...) o largo da Torre de Belém».Finalmente em 1934, Duarte Pacheco cria o Parque Florestal de Monsanto e em 1938 sujeita-o ao regime florestal total, dando início às expropriações e reflorestação para criação do Parque nos modelos conhecidos hoje em dia
Beijos & Abraços

CLUBE NATURA_______________________________
www.clubenatura.net
clubenatura.geral@gmail.com
José Silva – 96 582 18 18 Luís Silva – 96 583 16 38Pedro Águas – 96 506 90 95

CLUBE NATURA - Somos um grupo de amigos que partilham o gosto por caminhadas, BTT, actividades ao ar livre, Fotografia, etc. A organização de todos os eventos é feita devido à carolice dos seus membros. Para participar nas nossas actividades basta aparecer (Excepto em casos pontuais em que é mencionada a obrigatoriedade a inscrição)Não temos até à data nenhum cariz associativo e não temos qualquer fim lucrativo nas actividades que organizamos, é assim da inteira responsabilidade de cada um dos participantes, os percalços pessoais que possam surgir nas nossas actividades. Tentamos no entanto efectuar todos os nossos eventos de uma forma segura e responsável

No comments:

Post a Comment