Olá pessoal tudo bem?
Cá estamos nós para uma Julho bem preenchido!A próxima caminhada vai se realizar ás portas de Lisboa no Parque Florestal de Monsanto.Vem conhecer uma mata que é o principal pulmão da capital portuguesa!Já conheces os miradouros desta mata e sabes quantos são?Imaginas os parque que lá existem?
Discrição da Caminhada:
Local - Parque Florestal de Monsanto (Lisboa)
Data - 12/07/209
Horas - 10:00
Nível - Médio Baixo
Tipo - Trajecto Circular com a maior parte em terra batida
Distância - 13 km
Ponto de encontro - Parque de merendas na Vila Guine junto ao estádio do Pina-manique http://maps.google.pt/maps?ie=UTF8&ll=38.736703,-9.200202&spn=0.001879,0.003439&t=h&z=18&lci=com.panoramio.all,org.wikipedia.pt,com.google.ugc.c752d13e87c4fbd7,transitCoordenada para GPS - Latitude 38°44'12.04"N Longitude 9°11'59.44"
Deverás levarÁgua 1Lt mínimo
Roupas leves e calçado confortávela
bela da(s) Sandocha(s)
Chapéu e protecção solara indispensável
maquina fotográfica
Vem aproveitar mais esta caminhada organizada pelo Clube Natura e traz os teus amigos.Como sabes a nossa actividades são gratuitas, viramos um chapéu no fim e que quiser deixa cair uma moeda, nunca superior a 1€.
Sabias que?No século XIX, a Serra de Monsanto era coberta por searas e por pastos para gado. A importância da produção cerealífera é atestada pelos inúmeros vestígios de moinhos de vento. Tinha também várias pedreiras em actividade, de onde se extraía a matéria-prima para a crescente demanda urbanística da Lisboa da época.Em 1868 surge a ideia de arborizar o que seria o Parque Florestal de Monsanto, para, a exemplo do Bosque de Bolonha, em Paris, ser um grande parque de passeio dos Lisboetas. Mas só em 1929 foi criada a primeira comissão para elaborar plano de arborização da Serra de Monsanto.A iniciativa partiu do Ministro da Agricultura, o tenente-coronel Linhares de Lima, que planificou a arborização da Serra de Monsanto. O seu objectivo era «(...) melhorar o clima da cidade, protegendo-a dos ventos e beneficiando-a com um parque monumental(...)».O engenheiro da Câmara Municipal, António Abrantes fez o plano no qual «toda a serra será arborizada respeitando apenas em torno do posto semafórico, uma zona indispensável à garantia da sua eficiência. Os moinhos que abundam na serra serão aproveitados para pequenas casas de chá, independentemente da construção de um ou vários pavilhões (...) e em torno deste grande parque, de acidentado terreno e belos horizontes, haverá uma avenida de onze quilómetros de extensão (...) que ligará com o futuro Estádio Nacional e terá comunicação com (...) o largo da Torre de Belém».Finalmente em 1934, Duarte Pacheco cria o Parque Florestal de Monsanto e em 1938 sujeita-o ao regime florestal total, dando início às expropriações e reflorestação para criação do Parque nos modelos conhecidos hoje em dia
Beijos & Abraços
CLUBE NATURA_______________________________
www.clubenatura.net
clubenatura.geral@gmail.com
José Silva – 96 582 18 18 Luís Silva – 96 583 16 38Pedro Águas – 96 506 90 95
CLUBE NATURA - Somos um grupo de amigos que partilham o gosto por caminhadas, BTT, actividades ao ar livre, Fotografia, etc. A organização de todos os eventos é feita devido à carolice dos seus membros. Para participar nas nossas actividades basta aparecer (Excepto em casos pontuais em que é mencionada a obrigatoriedade a inscrição)Não temos até à data nenhum cariz associativo e não temos qualquer fim lucrativo nas actividades que organizamos, é assim da inteira responsabilidade de cada um dos participantes, os percalços pessoais que possam surgir nas nossas actividades. Tentamos no entanto efectuar todos os nossos eventos de uma forma segura e responsável
No comments:
Post a Comment